sexta-feira, 11 de novembro de 2011

ativadade 4-3 experiência de uso de midia na educação


EXPERIÊNCIA DE USO DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO
          Todo professor enquanto educador sabe da importância das tecnologias nas diversas formas de comunicação, conhecimento, descoberta e intervenção na sociedade. Daí a necessidade e relevância das escolhas certas dessas tecnologias, para que oportunizem as exigências coletivas e individuais, uma atuação que deve ir além do usar, precisando assim, de uma reflexão junto ao educando quanto ao modo e o porquê que a usamos.
           Partindo dessa análise, foi possível desenvolver uma dinâmica de produção textual, oferecendo aos alunos do 9º ano do ensino fundamental, um intercâmbio de ideias e discussões que teve início com uma reflexão na sala de aula acerca do tema “Relacionamento entre Pais e Filhos na Adolescência,” onde por meio de questionamentos e textos foi possível aguçar a curiosidade da turma quanto à busca de informações que ultrapassassem os conhecimentos pré-estabelecidos que a mesma dispusesse. Para tanto, foi sugerido em seguida, a busca de informações em veículos como livros, jornais, revistas, etc., sendo realizada a socialização dos conhecimentos pesquisados, por via de uma explanação de ideias na sala de aula em uma discussão no grande círculo.
            É oportuno frisar que o processo de produção textual requer conhecimento do tema, pesquisa, análise e comparação de informações, criticidade, entre outros. A partir daí, como estímulo para a composição do próprio texto, os alunos puderam contar com o laboratório de informática como uma fonte de pesquisa, interatividade, aprofundamento e entendimento do assunto.
            Nessa busca ao conhecimento, disponibilizaram de uma gama de opiniões que enfatizavam o assunto na visão de vários especialistas, visualizaram vídeos diversos e imagens, oportunizando-os a mergulhar nas ideias dos autores, analisarem o visual de maneira artisticamente e sutil se deixando fascinar, ou seja, ler, refletir e compreender, sendo capaz de formular sua própria opinião sobre o tema em estudo e sua significação para a vida, podendo assim, ter uma melhor compreensão e interpretação crítica do conteúdo em evidência. Um trabalho que foi além da leitura de evidências, desafiando o aluno no que se refere à busca interpretativa para possíveis mudanças na ação do sujeito enquanto pessoa e frente às práticas em sociedade.
           Nessa perspectiva, como resultado final, foi oferecido um esquema, onde os alunos a parti do qual, criavam um título dentro do tema sugerido e produziam seu próprio texto, sendo apresentados em sala, no decorrer das aulas.
           Um trabalho bastante proveitoso que contribuiu para a reflexão, socialização, interatividade, levantamento de hipóteses, troca de ideias, discussões, propiciando assim, o crescimento mútuo, a construção do conhecimento, a análise crítica e a oportunidade de expandir sua percepção de mundo.

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