terça-feira, 11 de outubro de 2011

RELATO DE PROJETO DE TRABALHO


RELATO DE PROJETO DE TRABALHO

Várias são as atividades que orientam a prática pedagógica. O projeto FOLCLORE: UM SABER QUE VEM DO POVO, foi desenvolvido no ensino fundamental – 6º ao 9º ano, com o objetivo de envolver os alunos no sentido de participar de atividades relacionadas as tradições folclóricas de nossa cidade, região e do Brasil . Um trabalho que envolveu resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira.
Por meio do mesmo, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes formas de expressão cultural, entendendo assim, a sabedoria popular e a sua influência na vida social, uma vez que, participaram ativamente e de forma dinâmica das atividades propostas. Realizaram pesquisas, produções textuais, dramatizações de lendas, desenhos de personagens folclóricos, leituras de lendas, contos, adivinhas, trava-línguas, provérbios, desafios, entre outros, conhecendo assim, as diferenças e semelhanças entre os gêneros presentes no folclore brasileiro.
Para o desenvolvimento das atividades, foi necessária uma metodologia que contou com o uso de cartazes, livros variados, datashow, filmes, laboratório de informática, internet, CDs, som, entre outros.
Como resultado final, ouve a culminância do projeto, onde além da exposição e apresentação dos trabalhos para o grande grupo, os alunos desenvolveram uma gincana folclórica, onde através da interatividade, dinamicidade, empenho e criatividade, apresentaram de maneira fantástica as tarefas a que se propuseram, ficando explícito que a mensagem do projeto foi aceita e entendida por ambos, o que foi gratificante. Pois, é na parceria no trabalho de equipe que a educação acontece, é vivenciando e participando por meio da livre expressão e do diálogo que o aluno constrói o seu próprio conhecimento e cresce como cidadão sendo capaz de valorizar a sua cultura, os seus valores interagir e atuar no meio em que vive.



Nenhum comentário:

Postar um comentário